19 de jan. de 2010

Restaurando boas lembranças
Poucas coisas em casa marcam tão fundo a memória da gente como a mesa das refeições. Esta é a história de uma mesa que o designer Décio Navarro herdou do avô Salvador, marceneiro dos bons, lá pelo início do século passado. Ganhou um pouco de tinta, um tampo novo e continua participando da vida da família. Sustentabilidade também é isto: manter vivos os valores que nascem do coração.
Texto • Ana Holanda

Fotos • Eduardo Pozella
Revista Bons Fluidos  

Recentemente, o arquiteto a reformou: pintou a base e trocou o antigo tampo, já muito gasto, por um de teca (madeira de reflorestamento). Pronto: ficou com cara nova, apesar de octogenária. “Às vezes, lembro minhas filhas que a mesa foi feita pelo bisavô delas. Exatamente como meu pai, orgulhoso, fazia. Acho que sorriem por dentro”, finaliza Décio.



Como as fotos que guardam as histórias (esta conta a trajetória dos Navarro), também os móveis têm o poder de evocar os valores e o estilo de uma época. São como memórias que o tempo não apaga. Note outro momento preservado: a poltrona com pés palito, formas arredondadas e jeito despojado mantém a estirpe dos anos 1950 e continua confortando as conversas dessa família.

Nenhum comentário: